sexta-feira, 9 de março de 2012

Cravinho à Antena1: António Costa parece lançado para Belém

João Cravinho, 75 anos, antigo super ministro de Guterres (Equipamento, Planeamento e Adm do territorio) e foi durante 5 anos administrador do BERD (Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento). A entrevista inteira aqui.

Notícia Expresso, aqui.

Sobre António Costa:
COSTA PARECE PRESIDENCIAIS MAS TUDO ESTÁ EM ABERTO, pela forma como está a parecer esta iniciativa de Costa, é presidenciais, está a apontar para uma maioria presidencial. Tem um problema de calendário, mas está tudo em aberto. Pode tentar constituir-se como uma reserva se as circunstâncias assim o exigirem.
COSTA NÃO SE PODE AMPUTAR, ele dedica a sua vida ao interesse público e o seu dever pode ser determinado pelas circunstâncias.

Sobre António José Seguro:
SEGURO TROCOU PRINCIPIOS POR CONTABILIDADE, no Orçamento de Estado fez isso: trocou os príncipios - o corte nos subsídios - por contabilidade. Aí acaba a conversa!, diz Cravinho.
SEGURO AGORA BOM CAMINHO, elogia Seguro com o Laboratório de Ideias, excelente equipa!, agora são precisas propostas que marquem a diferença.

Sobre ele próprio como Ministro (95/99):
CONFESSA QUE SE ENGANOU, (é a primeira que o diz, esteve para escrever um livro mas não o fez) que não foi prudente o suficiente, que na altura pensou que o país ía desenvolver-se mais a partir dos projectos, portadores de mudança, que seriam financiados à escala global. É que essas transformações levam décadas e os nossos actores económicos são muito muito lentos.

Sobre o QREN:
PM DARIA UM BOM SINAL SE REMODELASSE, podia ser um excelente sinal da capacidade governativa de Passos. "Não me choca absolutamente nada. É preciso um acerto de orgânica"
SUGERE PARTIÇÃO DO MINISTERIO DE ALVARO, o ministério tal como está não pode ser.
TIRARAM O BOLO DA MAO AO ALVARO, está completamente esvaziado de competências o Ministério liderado por Alvaro Santos Pereira
QREN OU DE ALVARO OU DE GASPAR? UMA FALSIDADE, Cravinho contesta a dupla tutela do QREN. E mais diz que é uma "falsidade objectiva", porque só pode ser de um ou outro. A única razão de ser de Alvaro, como ministro, é coordenar.
QUEM VAI NEGOCIAR QREN POS 2013?, é a pergunta que ele deixa. São 20 mil M de Euros que estão em causa para renegociar já depois de 2013, quem o vai fazer?

Sobre o governo:
PASSOS GRANDE LIDER DA VANGUARDA LENINISTA ULTRALIBERAL, Passos quer marcar o país tão decisivamente... "que o país vai acordar ultraliberal". Isto com as baionetas da Troika, mas alerta que Napoleão sempre disse que se pode fazer tudo com as baionetas, menos sentar-se em cima!.
ACUSA GOVERNO PASSOS DE MA FE, diz não ter medo das palavras.
Não foi a irresponsabilidade política que nos trouxe a esta situação. Mas sim a Banca.
BANCA FORÇOU CREDITO PELAS GOELAS ABAIXO, a irresponsabilidade da Banca - que ninguém fala e que é branqueada - forçou o crédito "pelas goelas abaixo dos cidadãos"
IRRESPONSABILIDADE POLITICA É MITO, só se fala de finanças públicas, o problema desta crise é a Banca privada e a dívida privada!!! porque é isso que não nos faz aceder aos mercados. Isto é novo, dantes não era assim.
GOVERNO NAO ESTA A SER DEMOCRATICO, Passos, ao ir além da Troika, impõe a Portugal medidas pondo em causa a democracia. Não explicou ao que vinha. Está a impor.

Sem comentários:

Enviar um comentário