quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia de repouso…com agenda cheia


Pode ser a última vez que os portugueses têm direito a gozar o feriado da Independência. Dia da Restauração e da Independência de Portugal.
Em Lisboa:
Iniciativas organizadas pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, que com esta iniciativa encerra a programação do seu 150.º aniversário.
11:00 - Içar da Bandeira - Palácio da Independência.
12:00 - Missa Solene de Ação de Graças - Igreja Paroquial de Santa Justa, no Lg. de São Domingos.
16:00 - Homenagem aos Heróis da Restauração - Praça dos Restauradores.
17:30 - Inauguração da exposição "Lusitânia Pátria Minha" da pintora Maria de Fátima Sobral Mendonça. - Palácio da Independência, Espaço Fernando Pessoa.
18:00 - Assinatura do Livro de Honra da Ship - Palácio da Independência.

No Porto
O PNR celebra o dia contra a extinção deste feriado.
11.30 - Concentração na Praça Carlos Alberto, com desfile até à Avenida dos Aliados, onde se canta o Hino Nacional. Segue-se um almoço-convívio,
15:30 - Conferência-debate, aberta ao público sobre o “Nacionalismo hoje”, na Junta de Freguesia de Paranhos

Universidade política de Lisboa, promovida pela JSD durante todo o dia, em Lisboa sobre  “Funcionamento das Estruturas Partidárias e Governativas "
09h45- Como funciona o Parlamento , Vice-presidente do GP do PSD: Teresa Leal Coelho
10h30 - Fernando Negrão
13h15 –Almoço – Conferência  sobre Justiça com a presença da Ministra Paula Teixeira da Cruz
15h00 - Paulo Mota Pinto
16h45 – Vice-presidente do GP do PSD: Carlos  Abreu Amorim
18h00 –  Como se gere um Grupo Parlamentar - Presidente do Grupo Parlamentar do PSD: Luís Montenegro
19h30 – Sessão de Encerramento - Com mensagem do Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

15h00 - A Comissão de Utentes da Auto-estrada da Beira Interior (A23) entrega mais de 20 mil postais assinados na residência oficial do primeiro-ministro, contra a introdução de portagens naquela via.
15h00 – O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas presente no Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), em Viseu.
A Principal associação do sector estima que volume de negócios chegue a oito mil milhões. A confirmar-se esta estimativa, representa cerca de 11% do produto interno bruto português.
16h30 - A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, preside à tradicional inauguração das 3.000 lâmpadas de Natal do Refúgio Aboím Ascensão, em Faro
18h00 - Conferência do PS subordinada ao tema "Novo Futuro", em Almada.
 Sessão de encerramento com a presença do Secretário-geral do PS, António José Seguro
Lá fora:
França e Espanha têm prevista a emissão de dívida a longo prazo
13h00 – (hora de Lisboa) MADRID- Ministério da Cultura espanhol divulga nome do vencedor do Prémio Cervantes
Ainda em Madrid - O futuro PM espanhol, Mariano Rajoy, reúne-se com todos os presidentes dos Governos regionais para "falar sobre o défice e da forma de controlar o défice público", a todos os níveis da administração pública espanhola.
9h30 – Bruxelas - Conferência de imprensa do Comissário Europeu para a Concorrência, Joaquin Almunia sobre as ajudas publicas aos bancos em dificuldade. A Comissão Europeia estende o prazo de ajudas estatais a bancos devido à crise.
Também em Bruxelas - Conselho de Ministros Europeu dos Negócios estrangeiros. Com a presença de Paulo Portas. Catherine Aston, chefe da diplomacia europeia, dirige o Conselho que irá debater as questões do Egito, Síria e Yemen e também aos Balcãs.
- Reunião de ministros da Saúde. Paulo Macedo não participa.
- Reunião de ministros do Emprego, Assuntos Sociais, Saúde e Consumidores. Pedro Mota Soares está presente.
Em Berlim -Conferência internacional "Competitividade na Europa - de Estabilidade e Crescimento"
9h30 - Intervenção do vice-presidente da Comissão Europeia, comissário da UE para Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani.
10h00 - Intervenção do Ministro português da Economia,  Álvaro Santos Pereira. De acordo com informação prestada por um porta-voz do Ministério da Economia alemão, no encontro bilateral, Santos Pereira e Rsler vão abordar temas como a crise da dívida na zona euro, a cooperação política e industrial e as relações económicas entre os dois países.
Na Grécia - Greve geral convocada pela Confederação de Trabalhadores do sector privado (GSEE), tem também a adesão do sindicato dos funcionários públicos gregos (ADEDY). Esta é a sétima paralisação geral na Grécia deste ano. A greve é a primeira desde a designação, pelo parlamento, de Lucas Papademos para o cargo de primeiro-ministro, na sequência da demissão do governo do PASOK, vencedor das eleições de 2009 e liderado até ao início deste mês por George Papandreou.
Na Polónia – O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebe o grau Honoris Causa da Universidade de Tecnologia de Wroclaw

Imagem para correr mundo: em Washington, o  Presidente norte-americano, Barack Obama, acende as luzes de Natal da Casa Branca.

Sem comentários:

Enviar um comentário