quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

António Vitorino à Antena1: "Governo é um vazio sobre Europa"



António Vitorino, 54 anos, antigo Comissário europeu, antigo Ministro de António Guterres e antigo Juíz do Tribunal Constitucional, em entrevista à Antena1 que passa amanhã às 19h30 na RTP2,
recomenda calma a Passos Coelho e a Seguro sobre a inscrição do défice na Constituição (Vitorino é contra, como se sabe, bem como referendos).
Isto porque ainda não existe o texto final sobre as recomendações da Cimeira.
É preciso esperar para ver o que estará lá escrito.

O antigo Comissário Europeu, Presidente do 'think-tank' Notre Europe (com Jacques Delors), critica o Governo de Passos Coelho que diz ter um discurso vazio sobre a Europa. Espera que seja só um problema de comunicação e que internamente haja um pensamento sobre como Portugal se deve posicionar.

Vitorino sugere que os países que estão a ser ajudados se unam, porque têm interesses comuns, como resposta europeia ao eixo franco alemão.

A Comissão Europeia já aprovou e Vitorino diz que é possível que os fundos estruturais venham com uma menor parcela de esforço financeiro dos Estados. Esta é uma saída para o crescimento económico que é necessário, a par da austeridade. Porque a Europa ficará coxa sem crescimento económico.


Sobre a Cimeira, entende que as medidas não chegam e vêm muito tarde, e que os mercados estão à espera de um murro na mesa.

António Vitorino acusa o de ter um preconceito ideológico do Governo contra o investimento público que é essencial para sair da crise.

Ainda o Orçamento de Estado para 2012, Vitorino considera que ficou provado que havia margem para outro orçamento. Ainda acredita que a Esquerda faz melhor no cuidado com as desigualdades.

Assume o desencanto com a política activa em Portugal, já fez um corte epistemológico. Agora é altura de outra geração. Confessa que se desencantou com a política.

Sem comentários:

Enviar um comentário